Measure Híbrido

CICLO ITERATIVO DEFINE

 

 

1. Identificar

  • Estruturar o Projeto de Melhoria
  • Empatia e Voz do Cliente
  • Entender/enxergar o Fluxo de Valor
  • Análise de Valor Lean

 

 

2. Priorizar

  • Estruturação do Backlog de Melhorias
  • Priorização das Melhorias
  • Composição da Sprint

 

 

3. Implementar

  • Planejamento da Sprint
  • Sprint de Melhorias
  • Daily Scrum
  • Revisão da Sprint
  • Retrospectiva da Sprint

A seguir detalhamos a aplicação do ciclo iterativo desta etapa:

 

1.  Identificar

Para cumprir com as ações desse ciclo, foram utilizadas as seguintes ferramentas: mapa de processo, análise do sistema de medição, sumário gráfico (Minitab®), box plot, carta de controle, Pareto, gráficos de dispersão, gráficos de tendência e matriz causa e efeito, apresentados a seguir.

 

Mapa de processo: foram identificadas as variáveis (fatores ou insumos) presentes ou necessárias para cada etapa principal do processo. Algumas dessas já puderam ser classificadas como críticas, de acordo com o conhecimento tácito que se tem sobre o processo. Observadas algumas variáveis que deveriam ser padronizadas, porém estão sob controle dos PDVs de maneira aleatória, como um ruído; um exemplo crítico disso é o planograma (determinação da distribuição física dos produtos nas prateleiras dos PDVs).

Análise do sistema de medição: observada uma necessidade de melhoria na medição da execução em loja (medida em uma escala de 1 a 5).

Sumário gráfico (Minitab®): avaliadas a dispersão de resultados, a normalidade e as estatísticas básicas de market share, distribuição relativa, preço ao consumidor (PTC), display relativo e espaço relativo.

Box plot: market share caiu ano a ano, e não somente em 2020, devido ao não atendimento da demanda!

Carta de controle: market share caiu ano a ano, e não somente em 2020, devido ao não atendimento da demanda!

Pareto: a maior quantidade de PDVs atendidos são farmácias e mercados, logo o projeto vai se concentrar nesses tipos de PDVs.

Box plot: apesar de a maior quantidade de PDVs atendidos ser farmácia, o range de market share é maior nos mercados; logo, a maior oportunidade está nas farmácias.

Gráficos de dispersão: observada correlação de market share com PTC, espaço relativo, distribuição relativa e, em menor grau, com display relativo.

Gráficos de tendência: observada a evolução de espaço relativo, distribuição relativa e display relativo. Houve uma redução contínua nos valores mensais dessas variáveis no período avaliado.

Box plot: observado que o volume relativo vendido pelos PDVs aumenta de acordo com o aumento do número de SKUs disponíveis para venda nos PDVs.

Matriz causa e efeito: através dela foi sumarizado o conhecimento obtido até esse momento sobre o impacto das variáveis sobre o Y1 (market share) e Y2 (rentabilidade).

2.  Priorizar

 

Após a distribuição de todas as melhorias identificadas até o momento na matriz de esforço x impacto, foi efetuada a identificação de ações prioritárias que poderiam ser executadas durante a Sprint do Measure.

Matriz esforço x impacto: priorizadas quatro melhorias que podem ter ações incluídas na Sprint Measure. Essas melhorias estão relacionadas com conclusões obtidas até aqui, como: a importância de aumentar o número de SKUs por PDV, melhorar o sistema de medição da execução, prover padrões e treinamentos (execução e planograma).

3.  Implementar

 

As melhorias selecionadas foram detalhadas no planejamento da Sprint e posteriormente implantadas e verificadas por meio de um Sprint Board, com um acompanhamento por Daily Scrum. Ao final, as reuniões de revisão e retrospectiva da Sprint trouxeram subsídios para a conclusão da Sprint e melhoria da próxima.

Foram verificados os impactos dessas melhorias implantadas até esse momento.

Box plot: observado o impacto no índice de positivação diário após a implantação das ações da Sprint Define.

Carta de controle: observado o impacto no índice mensal de positivação após a implantação das ações da Sprint Define.

Análise do sistema de medição: observada uma melhoria significativa no sistema de medição da execução em loja (medida em uma escala de 1 a 5), tornando-o aceitável.