Control Híbrido

CICLO ITERATIVO DEFINE

 

 

1. Identificar

  • Estruturar o Projeto de Melhoria
  • Empatia e Voz do Cliente
  • Entender/enxergar o Fluxo de Valor
  • Análise de Valor Lean

 

 

2. Priorizar

  • Estruturação do Backlog de Melhorias
  • Priorização das Melhorias
  • Composição da Sprint

 

 

3. Implementar

  • Planejamento da Sprint
  • Sprint de Melhorias
  • Daily Scrum
  • Revisão da Sprint
  • Retrospectiva da Sprint

A seguir detalhamos a aplicação do ciclo iterativo desta etapa:

 

1.  Identificar

Com o uso da matriz causa e efeito, foi indicado qual fator (x) foi impactado por melhoria implementada. Nessa tabela foram identificadas as oportunidades de controles, roll-out e replicação para cada uma dessas melhorias.

Com base na identificação dessas oportunidades, foi possível descrever um Plano de Controle, conforme mostrado parcialmente na figura seguinte:

As oportunidades de roll-out serão priorizadas. Com relação às replicações, foi identificado o seguinte painel de oportunidades e implantação em curso.

2.  Priorizar

Após a distribuição de todas as oportunidades de melhorias, controles e roll-outs na matriz de esforço x impacto, foram identificadas ações prioritárias que poderiam ser executadas durante a Sprint Control.

Matriz esforço x impacto: priorizados os controles e roll-outs que podem ter ações incluídas na Sprint Control. Alguns controles propostos no Plano de Controle original eram de esforço muito alto ou com baixo impacto e por isso não foram priorizados.

As ações de replicação foram identificadas e algumas já estão até designadas aos seus líderes, por isso o Comitê de Liderança decidirá sobre a continuidade das ações.

 

3.  Implementar

As melhorias selecionadas foram detalhadas no planejamento da Sprint e, posteriormente, implantadas e verificadas no Sprint Board, com acompanhamento por Daily Scrum. Ao final, as reuniões de revisão e retrospectiva da Sprint trouxeram subsídios para a conclusão da Sprint e melhoria da próxima.

A seguir estão os resultados alcançados pelas ações efetuadas ao longo do projeto.

Pareto: houve um aumento significativo na quantidade de PDVs com três, quatro ou mais SKUs.

Qui-quadrado: confirmação estatística do aumento significativo na quantidade de PDVs com três, quatro ou mais SKUs desde o início do projeto até o momento atual.

 

CEP: constatada a tendência de elevação do market share ao longo da execução do projeto. As melhorias implementadas foram lidas como as causas especiais no gráfico, o que indica a eficácia dessas.

Na entrega do projeto foi mostrado como o resultado atual de market share até mesmo superou a meta de 16% e atingiu no último mês do projeto o valor aproximado de 17,1%.