Control Híbrido
CICLO ITERATIVO DEFINE
1. Identificar
- Estruturar o Projeto de Melhoria
- Empatia e Voz do Cliente
- Entender/enxergar o Fluxo de Valor
- Análise de Valor Lean
2. Priorizar
- Estruturação do Backlog de Melhorias
- Priorização das Melhorias
- Composição da Sprint
3. Implementar
- Planejamento da Sprint
- Sprint de Melhorias
- Daily Scrum
- Revisão da Sprint
- Retrospectiva da Sprint
A seguir detalhamos a aplicação do ciclo iterativo desta etapa:
1. Identificar
Com o uso da matriz causa e efeito, foi indicado qual fator (x) foi impactado por melhoria implementada. Nessa tabela foram identificadas as oportunidades de controles, roll-out e replicação para cada uma dessas melhorias.
Com base na identificação dessas oportunidades, foi possível descrever um Plano de Controle, conforme mostrado parcialmente na figura seguinte:
As oportunidades de roll-out serão priorizadas. Com relação às replicações, foi identificado o seguinte painel de oportunidades e implantação em curso.
2. Priorizar
Após a distribuição de todas as oportunidades de melhorias, controles e roll-outs na matriz de esforço x impacto, foram identificadas ações prioritárias que poderiam ser executadas durante a Sprint Control.
Matriz esforço x impacto: priorizados os controles e roll-outs que podem ter ações incluídas na Sprint Control. Alguns controles propostos no Plano de Controle original eram de esforço muito alto ou com baixo impacto e por isso não foram priorizados.
As ações de replicação foram identificadas e algumas já estão até designadas aos seus líderes, por isso o Comitê de Liderança decidirá sobre a continuidade das ações.
3. Implementar
As melhorias selecionadas foram detalhadas no planejamento da Sprint e, posteriormente, implantadas e verificadas no Sprint Board, com acompanhamento por Daily Scrum. Ao final, as reuniões de revisão e retrospectiva da Sprint trouxeram subsídios para a conclusão da Sprint e melhoria da próxima.
A seguir estão os resultados alcançados pelas ações efetuadas ao longo do projeto.
Pareto: houve um aumento significativo na quantidade de PDVs com três, quatro ou mais SKUs.
Qui-quadrado: confirmação estatística do aumento significativo na quantidade de PDVs com três, quatro ou mais SKUs desde o início do projeto até o momento atual.
CEP: constatada a tendência de elevação do market share ao longo da execução do projeto. As melhorias implementadas foram lidas como as causas especiais no gráfico, o que indica a eficácia dessas.
Na entrega do projeto foi mostrado como o resultado atual de market share até mesmo superou a meta de 16% e atingiu no último mês do projeto o valor aproximado de 17,1%.