Improve Híbrido
CICLO ITERATIVO DEFINE
1. Identificar
- Estruturar o Projeto de Melhoria
- Empatia e Voz do Cliente
- Entender/enxergar o Fluxo de Valor
- Análise de Valor Lean
2. Priorizar
- Estruturação do Backlog de Melhorias
- Priorização das Melhorias
- Composição da Sprint
3. Implementar
- Planejamento da Sprint
- Sprint de Melhorias
- Daily Scrum
- Revisão da Sprint
- Retrospectiva da Sprint
1. Identificar
Para identificar as melhores soluções, a equipe verificou como pilotos, ferramentas Lean (JIT, TPM, Kanban, poka yoke, 5S), algoritmos (machine learning), tecnologia digital (RPA, app etc.), protótipos e inovações em geral poderiam ser aplicados e incluiu essas sugestões de melhorias na matriz causa e efeito, apresentada na sequência, de acordo com o fator (x) relacionado.
2. Priorizar
Após a distribuição de todas as melhorias identificadas até o momento na matriz de esforço x impacto, foi efetuada a identificação de ações prioritárias que poderiam ser executadas durante a Sprint do Improve.
Matriz esforço x impacto: priorizadas melhorias que podem ter ações incluídas na Sprint Improve. Essas melhorias estão relacionadas com: a importância de aumentar o número de SKUs por PDV, 5S nos PDVs, Kanban para material de execução, app de vendas e machine learning para vendas e Market Share.
3. Implementar
As melhorias selecionadas foram detalhadas no planejamento da Sprint e posteriormente implantadas e verificadas por um Sprint Board, com acompanhamento por Daily Scrum. Ao final, as reuniões de revisão e retrospectiva da Sprint trouxeram subsídios para a conclusão da Sprint e melhoria da próxima.
A seguir estão algumas ações efetuadas e comentários.
DOE: obtida equação com R2 (pred) = 98,8%, e definido que o número mínimo de SKUs por PDV será igual a 3, para obter no mínimo um delta volume relativo de 100 com distribuição relativa de 95.
Kanban de material de execução: iniciar processo de compra na cor amarela de forma receber antes de atingir a vermelha.
Poka yoke nas prateleiras: criado arquivo organizador com o nome do produto e separador para ser colocado abaixo dos produtos; evita esquecer de abastecer algum SKU; mantém as embalagens arrumadas e distribuídas
RPA: Gráficos automatizados de análises de vendas (diários, semanais e mensais); relatórios automatizados de vendas mensais; e acesso remoto para vendedor.
App: com o uso de Design Thinking, foi desenvolvido um app com as seguintes funcionalidades:
- Rota/GPS.
- Confirmação de visita.
- Fotoanálise planograma.
- Fotoanálise share de gôndola.
- Fotoanálise 5S – execução.
- Avaliação de execução.
- Acesso ao sistema de vendas.
- Sugestão de venda por PDV.
- Gráficos de acompanhamento.
- Armazena dados até automaticamente sincronizar na nuvem.
- Processamento em nuvem.
Efetuados mock-ups e protótipos de alta qualidade de forma a definir o app.
Machine learning: foi desenvolvido um algoritmo de machine learning com o objetivo de obter predição de market share ao longo do mês para, com base no conhecimento do impacto dos fatores trazido pela modelagem estatística e seus resultados atuais, identificar tanto a necessidade de atuação como onde e quando. As variáveis consideradas no modelo são share de gôndola, execução, número de SKUs e PTC. A principal entrega é a predição de market share. A visualização de dados e resultados ocorre através de um power BI.
Piloto: foi efetuado um piloto do uso do app no PDV conforme tabela a seguir.
Foram obtidas as seguintes conclusões:
Análise de resultados
- O app demonstrou estabilidade de uso e excelente aplicabilidade.
- Nota geral dada pelos vendedores: média: 4,7; mínima: 4; máxima: 5.
- Erros relatados não impediram o uso do aplicativo.
- PDVs atendidos pelos vendedores com app relataram maior aumento de volume de vendas do que os similares sem o uso do app.
Lista de ações aprendidas
- Coletada uma lista de potenciais melhorias para o App.
- O treinamento com o uso de vídeos foi fundamental.
- Explicar o uso do app para os PDVs é importante.
Conclusões e recomendações
- App foi um sucesso.
- Elaborar plano de roll-out.
- Incluir um material sobre como usar o app para o PDV.
Foram verificados os impactos das melhorias implantadas até o momento.
2-sample t: os PDVs nos quais o app foi utilizado tiveram aumento de volume relativo em 4,5 pp (IC = 95%), o que indica melhoria de performance trazida pelo uso do app.
Qui-quadrado: o índice de execução aumentou nos PDVs onde o vendedor fez uso do app.
Qui-quadrado: as ações de aumento de número de SKUs por PDV tiveram efeito positivo – onde existiam um ou dois SKUs, foi possível aumentar para três ou mais.
CEP: houve evolução positiva do market share desde o início das melhorias implantadas pelo projeto.