Analyze Híbrido

 

CICLO ITERATIVO DEFINE

 

 

1. Identificar

  • Estruturar o Projeto de Melhoria
  • Empatia e Voz do Cliente
  • Entender/enxergar o Fluxo de Valor
  • Análise de Valor Lean

 

 

2. Priorizar

  • Estruturação do Backlog de Melhorias
  • Priorização das Melhorias
  • Composição da Sprint

 

 

3. Implementar

  • Planejamento da Sprint
  • Sprint de Melhorias
  • Daily Scrum
  • Revisão da Sprint
  • Retrospectiva da Sprint
1.  Identificar

 

Para cumprir com as ações desse ciclo, foram utilizadas as seguintes ferramentas: 2-sample t, ANOVA, teste de variância, qui-quadrado, regressões, regressão múltipla, best subsets, stepwise, espinha de peixe, 5 Porquês, FMEA e matriz causa e efeito, apresentados na sequência.

2-sample t: o grupo “mercados” tem resultados de market share, distribuição relativa e espaço relativo estatisticamente maiores que o do grupo “farmácias”, enquanto este último tem resultados maiores de display relativo.

ANOVA: verificou-se que o índice de positivação é maior na quarta semana do mês; confirmado o aumento de volume de venda com o aumento do número de SKUs por PDV; não foi verificada diferença significativa entre o PTC (preço ao consumidor) médio para diferentes grupos de PDVs.

Teste de variância: verificado que, apesar de o PTC ser crítico, não está ocorrendo uma variação de preço significativamente diferente entre grupos de PDVs diferentes.

Qui-quadrado: a observação de cartazes aumenta com a quantidade de SKUs no PDV e independe se o PDV é farmácia ou mercado.

Regressões: distribuição e espaço relativo exibem R2 acima de 80% com market share, enquanto display relativo fica em torno de 45%.

 

Regressão múltipla, best subsets e stepwise: identificadas equações com as variáveis PTC, distribuição e espaço relativo ou distribuição relativa de mercado e farmácia, ambas com R2 ajustado de 93%.

Espinha de peixe e 5 Porquês: aplicado para entender por que especialmente na quarta semana do mês existe aumento no índice de positivação. Identificada a falta de material de execução nas primeiras semanas do mês.

FMEA: falta de planograma, treinamentos e padrões foram verificados como causas prioritárias de atuação.

Matriz causa e efeito: identificada a criticidade das variáveis sobre Y1 (market share) e Y2 (rentabilidade) e ações de melhoria.

 

2.  Priorizar

 

Após a distribuição de todas as melhorias identificadas até o momento na matriz de esforço x impacto, foi efetuada a identificação de ações prioritárias que poderiam ser executadas durante a Sprint do Analyze.

Matriz esforço x impacto: priorizadas quatro melhorias que podem ter ações incluídas na Sprint Analyze. Essas melhorias estão relacionadas com conclusões obtidas até aqui, como: a importância de aumentar o número de SKUs por PDV, melhorar o sistema de medição da execução, prover padrões e treinamentos (execução e planograma).

 

3.  Implementar

As melhorias selecionadas foram detalhadas no planejamento da Sprint e posteriormente implantadas e verificadas por um Sprint Board, com acompanhamento por Daily Scrum. Ao final, as reuniões de revisão e retrospectiva da Sprint trouxeram subsídios para a conclusão da Sprint e melhoria da próxima.

Foram verificados os impactos dessas melhorias implantadas até esse momento.

ANOVA: observada a ocorrência de aumento de volume relativo nos PDVs que levou a aumento no índice de execução (melhoria implantada).

ANOVA: observada a ocorrência de aumento de volume relativo nos PDVs que teve aumento do número de SKUs disponibilizados (melhoria implantada).

 

2-sample t: observada a magnitude do aumento de volume relativo nos PDVs com aumento do número de SKUs disponibilizados de 1 para 3 e 3 para 5 (melhorias implantadas). O maior impacto é de 1 para 3 SKUs.